Montadora alemã lançará sua picape média compacta em 2027 para competir com a Fiat Toro, Chevrolet Montana e a futura Renault Niagara
Como revelamos anteriormente, a VW está planejando batizar sua nova picape média compacta de Therion. De acordo com informações apuradas pelo Autos Segredos, a montadora pretende produzir cerca de 9 mil unidades mensais.
Caso a estimativa se concretize, a picape, conhecida por enquanto como Projeto VW 247 ou Projeto Udara, ocupará quase toda a capacidade de produção da fábrica de São José dos Pinhais. Como reportamos em 10 de março, a nova geração do T-Cross será fabricada em São Bernardo do Campo (SP).
Os protótipos da picape ainda utilizam a carroceria do antigo Tiguan como base para os testes. As imagens dos protótipos indicam uma frente exclusiva e um entre-eixos alongado.
Os protótipos, conhecidos como “mula”, já possuem todas as medidas do modelo final, incluindo altura, entre-eixos, largura e comprimento.
A porta traseira larga revela o amplo entre-eixos da VW Therion, sugerindo que a picape monobloco será uma concorrente à altura da Fiat Toro em termos de tamanho.
Na parte frontal, o protótipo da VW Therion apresenta faróis e para-choque que não são característicos de outros modelos da marca alemã. A grade dianteira e outros elementos diferem do Tiguan, evidenciando que se trata de um novo modelo específico.
Um destaque interessante é o bom ângulo de entrada que o protótipo possui.
O lado do protótipo da nova picape VW mantém as linhas da geração anterior do SUV, com retrovisores apoiados nas portas. A principal diferença está no tamanho da porta traseira.
A VW Therion virá equipada com freios a tambor nas rodas traseiras.
Na traseira, a “mula” da picape Therion mantém a estrutura do Tiguan, porém, com uma tampa mais alongada próxima ao para-choque, lembrando a configuração vista em picapes.
Outro detalhe revelado pelas imagens é o sistema de suspensão com eixo rígido e feixe de molas, semelhante ao da Fiat Strada. A VW adota essa suspensão robusta para garantir uma boa capacidade de carga para sua picape.
Mesmo sem muitos detalhes sobre o design da Therion, é certo que o visual manterá a identidade da Volkswagen.
No interior, a VW Therion poderá se inspirar no Tera e contar com revestimentos texturizados nas portas e painel principal.
A montadora alemã já confirmou que a picape será produzida em São José dos Pinhais (PR) e utilizará a plataforma MQB A0, a mesma presente em outros modelos, como Polo e T-Cross.
Motor da VW Therion
De acordo com informações adiantadas pelo Autos Segredos, a VW Therion contará com o sistema eTSI no Brasil. O motor 1.5 TSI EVO 2, produzido em São Carlos (SP), fornecerá 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com o auxílio de um sistema híbrido leve de 48 Volts. O câmbio será automatizado, de dupla embreagem e sete marchas.
O sistema híbrido leve de 48 volts da Volkswagen substitui o motor de arranque e alternador por um dispositivo multifuncional, que pode fornecer potência adicional ao motor a combustão, além de gerenciar sistemas auxiliares como direção e freios em certas situações.
A bateria de lítio de maior capacidade também auxilia no funcionamento de mais sistemas da picape.
Essa tecnologia permite desligar o motor a combustão em velocidades de cruzeiro para economia de combustível, já que diversos sistemas do veículo são alimentados pelo sistema de 48 volts.
Foto principal: Stephen Hancock/Autos Segredos
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