Na hora da compra, certifique-se de que você não vai perder na hora da revenda
Nivus da Volkswagen perdeu apenas 3%
Imagine adquirir um carro zero, desfrutar por um ano inteiro e, ao decidir vendê-lo, perceber que ele mantém um ótimo valor de mercado. Foi o que revelou a décima segunda edição do Selo Maior Valor de Revenda 2025, divulgado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no dia 27 de novembro.
A certificação destacou resultados excepcionais, com Toyota, BYD e Mercedes-Benz sendo os campeões gerais.
Diversos modelos de outras marcas também apresentaram desempenhos destacados em suas categorias. Ter conhecimento sobre os veículos que receberam a certificação é essencial para que os consumidores façam a melhor escolha na hora da compra. Afinal, é fundamental não desperdiçar um dinheiro suado, conquistado com esforço, na hora da revenda. O valor de revenda é o atributo mais relevante que os consumidores consideram ao efetuar uma compra.
A seguir, alguns dos melhores desempenhos em 2025:
O Fiat Mobi teve apenas 9,8% de depreciação após um ano. A Strada, 5,8%. O Creta, 7,6%. A picape RAM, 10,9%. E a Renault Oroch, 9,8%.
A ideia de que um carro perde 20% do valor assim que sai da concessionária é apenas um mito.
Os números da Honda são impressionantes: o City sedã teve apenas 5,9% de depreciação, enquanto o hatch foi de 4,8%. E o Nivus, incrivelmente, apresentou um índice de apenas 3% (incrível, não é mesmo!)
Quanto aos carros elétricos, é possível que já tenha ouvido falar que eles sofrem uma desvalorização de até 50% na revenda… Mas a fonte dessa informação é questionável.
O minucioso estudo realizado pela Autoinforme, uma fonte confiável com 24 anos de experiência em divulgar o Valor de Revenda dos carros brasileiros, desmentiu esse mito:
Os carros elétricos mantêm um excelente valor de revenda, comparável aos carros a combustão:
A Kia se destacou em três categorias, incluindo dois modelos eletrificados (o Niro – 7,9% e o Sportage – 6,7%). Já o carro elétrico puro da marca, o EV5, teve uma desvalorização de apenas 8,9%. Surpreendente!
Outros dois modelos elétricos também apresentaram uma ótima valorização: o Volvo EX30, com 12,5%, e até mesmo o esportivo da Ford, o Mustang Mach GT, mostrou que os carros elétricos proporcionam aos compradores um bom valor de revenda.
Anote esses nomes para garantir que está fazendo um bom negócio na hora da compra.
