Atualização do Jeep Renegade 2027 e introdução do sistema híbrido leve para o SUV compacto foram previstas pelo Autos Segredos em março do ano passado
O futuro Jeep Renegade 2027 passará por uma nova reestilização para se manter competitivo até a chegada da próxima geração e superar o Avenger. O SUV compacto terá alterações visuais na frente, atrás e no interior. Um flagra exclusivo confirma que o painel será o mesmo da linha Compass para o Renegade.
O SUV também contará com um sistema híbrido leve de 48 Volts, conforme antecipado em março, mas em vez de um câmbio E-DCT, ele manterá a atual caixa automática de seis marchas fornecida pela Aisin, conforme publicado com exclusividade em setembro.
O que muda no visual do Jeep Renegade 2027?
Na parte frontal, o SUV manterá os mesmos faróis da versão 2026, mas as luzes DRL do Renegade 2027 terão quatro segmentos. A grade de sete fendas permanecerá, mas também terá novos elementos internos. A entrada de ar central e a inferior receberão elementos compostos por barras horizontais.
Nas laterais, a novidade será a introdução de novas rodas, dependendo da versão.
Na parte traseira, apesar de estar fortemente camuflada, as lanternas do protótipo indicam que a iluminação será horizontal. O para-choque também deve passar por pequenas modificações.
A principal mudança visual será na adoção do painel do Jeep Compass, conforme confirmado pelo flagra exclusivo que mostra a central usada pelo irmão, como previsto pelos colegas do site Auto+.
Versões
O Autos Segredos apurou que o Jeep Renegade 2027 será oferecido nas versões Sport, Altitude, Longitude, Sahara e Willys. Além disso, o SUV terá uma edição especial para celebrar os 85 anos da marca. No entanto, a versão Trailhawk não será mais disponibilizada.
As versões Sport e Altitude deverão manter o motor 1.3 Turbo 270 Flex de 176 cv de potência com gasolina ou etanol e torque de 27,5 kgfm, independente do combustível utilizado.
Já as versões Longitude e Sahara serão equipadas com o sistema MHEV de 48 Volts.
Como será o sistema híbrido de 48 Volts do Renegade 2027?
A plataforma Bio-Hybrid apresenta o sistema híbrido leve MHEV de 48 Volts, que equipará o novo Jeep Renegade 2027, com dois motores elétricos, um para substituir o alternador e o motor de partida, como no sistema de 12 Volts. O motor elétrico adicional gera 28 cv de potência e torque de 5,6 kgfm.
A Stellantis optou por manter a caixa automática de seis marchas da Aisin para o sistema MHEV de 48 Volts.
A bateria de 48 Volts com capacidade de 0,9 kWh dará suporte ao sistema, sendo alimentada também pelos dois motores. Assim como no sistema de 12 Volts dos Pulse e Fastback, a bateria será alojada sob o banco do motorista.
Uma gestão eletrônica controlará a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando a eficiência e a economia.
O que muda com a troca do câmbio DCT pelo automático convencional?
Considerando o conjunto atualmente utilizado pela Stellantis nos Fiat Pulse e Fastback e nos Peugeot 208 e 2008 híbridos, que inclui um motor elétrico auxiliar de 12 Volts e um câmbio automático tradicional (epicíclico), a substituição por um câmbio de dupla embreagem resultaria em uma menor perda de potência.
Isso se deve ao fato de que as embreagens são mais eficientes que os conversores de torque – e eventualmente mais leves, uma vez que as transmissões DCT costumam ter um peso inferior se comparadas às tradicionais de mesmo porte.
Ao considerarmos a simples mudança do sistema de 12 para 48 Volts, a situação se mantém: a diferença está no fato de que, para o espaço que o motor elétrico ocupará, haverá mais potência no motor do sistema de maior voltagem.
Essa potência adicional seria entregue com maior eficiência por um eventual câmbio DCT do que por um automático convencional, apesar dos custos mais elevados tanto do câmbio de dupla embreagem quanto do sistema elétrico de alta voltagem.
Dessa forma, na prática, o sistema híbrido proporcionará mais potência e torque no novo Jeep Renegade 2027. No entanto, essa potência extra não será entregue imediatamente em um automático com conversor de torque, como ocorre em um câmbio DCT.
Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Inscreva-se no canal do Autos Segredos no YouTube!
Confira as novidades do Salão do Automóvel de São Paulo:
O post Jeep Renegade 2027: flagra confirma painel de Compass apareceu primeiro em Autos Segredos.
